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12 Dicas de marketing para Provedores de Internet – Parte 1

Os pequenos e médios Provedores de Internet estão dispostos a crescer precisam investir na marca e na divulgação de seus serviços e diferenciais. Mesmo sem uma área especializada em marketing, é possível definir algumas ações para a sua equipe que vão ajudar a fortalecer o negócio.

Com a ajuda de especialistas na área, a Taghos selecionou doze dicas essenciais para fortalecer o marketing na sua empresa. Dividimos as dicas em duas partes. Confira!

Neste post, você vai ler sobre:

  • Qual a melhor forma de você se relacionar com seus assinantes
  • Boas práticas (Anti Spam) para ações de e-mail marketing
  • Motivos pelos quais comprar listas de e-mail não funciona
  • Cache: Seu cliente sabe que você investe em experiência de navegação?

Aqui iremos compartilhar algumas dicas de marketing que consideramos importantes nesse segmento. Lembrando que não existe uma receita pronta, e é muito importante ter as ferramentas certas para que as estratégias dêem certo e possam se tornar frequentes.

Por exemplo, o primeiro passo é ter (mesmo que de forma mais rústica ou mais simples) uma forma de gerenciar o relacionamento com o cliente. (Dica #1)

O mais comum ou efetivo é o software CRM ou sistema CRM (do inglês Customer Relationship Management) e que reune em um sistema vários processos/tarefas de uma forma organizada e integrada.

No geral, o CRM abrange três áreas: automação de gestão do marketing , gestão comercial e a gestão de serviçosprodutos ao cliente.
Essas tarefas e processos, que alimentam o sistema resultam no banco de dados de informações. Todas as atividades com o cliente devem ser registradas de uma forma padronizada, independente da forma de contato como: email, orçamento, facebook, contatos telefônicos e outras atividades ou informações sobre o cliente. Isso tudo depois é analisado e se torna fonte para relatórios gerenciais.

Tendo a ferramenta de controle das interações com os clientes, o próximo passo no que tange o marketing é “Qual a melhor forma de me relacionar com meus assinantes?

O e-mail marketing é um excelente canal para gerar relacionamento. (Dica #2) Mas lembre-se que ter uma lista de e-mails qualificada é o ponto inicial do sucesso nos envios.

Há alguns detalhes que podem ser seguidos para que seu e-mail não pareça indesejado.

  • Limite o assunto cerca de 50 caracteres e sem CAIXA ALTA;
  • Evite usar demasiadamente termos como promoção, free, clique aqui, grátis, crédito, etc;
  • Não exagere no uso de acentos gráficos (!, ?, !!!).

Há diversos outros detalhes que se caracterizam como Spam, mas seguindo esses conceitos básicos já é um bom passo de boas práticas.

Uma outra dica em relação aos envios de e-mail é que quanto mais tipos de emails, mais chances de resultados. (Dica #3)

Trabalhe tipos diferentes de emails para atingir os variados momentos de compra, você optar, por exemplo:

Newsletters: Informações relevantes, novidades ou notícias
Mostre para o assinante que você está investindo e crescendo na sua região. Ou que está oferecendo novos serviços que irão trazer comodidade e facilidade à ele.
Não sabe por onde começar? Comece listando seus atuais e futuros projetos (no curto prazo) e deixe-os saber.

Alguns exemplos: 
-O seu Provedor está com um projeto de instalação de Internet via rádio em algumas localidades da zona rural do município
-Lançamento de novo serviço que monitora sites e dá a opção de escolher em quais sites seus filhos podem navegar
-Participação em Feira ou Congresso de Telecom – Divulgue para seus clientes que sua empresa está sempre em busca de inovações técnicas e administrativas.
-Caso tenha alguma entidade que o Provedor auxilia fornecendo serviço ou equipamentos de internet, divulgue para a comunidade.

DICA IMPORTANTE:

– O seu Provedor utiliza uma tecnologia de aceleração de websites e que garante a entrega mais rápida de conteúdos como o Hyper Cache da Taghos? Deixe seus assinantes saberem disso e aumente o valor percebido pelo seu serviço. (Dica #4)

O Provedor que investe em na experiência de navegação de seus assinantes:

  • Está sempre à frente das novidades do mercado. Por exemplo, a última exibição ao vivo do Rock In Rio na Internet, os Provedores que utlizam o Hyper como plataforma de entrega de conteúdo garantiram uma transmissão estável e de qualidade, pois o conteúdo foi entregue a partir da rede do Provedor.
  • Além disso, o ISP apoia o futuro dos videos online. O crescimento do streaming na América Latina tomou uma proporção que força os prestadores de serviços a se manterem competitivos. Hoje no Brasil, existem 11 principais serviços de streaming de vídeo. O Hyper faz cache de pelo menos 6 deles (os principais). São eles: Netflix, Foxplay, HBO GO, Globo.TV, NET NOW, Globosat Play.

E SE VOCÊ JÁ FOR CLIENTE DA TAGHOS, nós te ajudamos a divulgar para os seus assinantes esse diferencial na sua estrutura de rede. Me pergunte como através do marketing@taghos.com.br

Seu Provedor ainda não investe na experiência do assinante?
A conta é simples: Se o objetivo é uma experiência de navegação mais rápida, então encurtar os caminhos até o conteúdo deve estar no topo da lista. Conheça o Hyper da Taghos.

E-mails Promocionais: Anuncie ofertas, mas cuidado para não exagerar

Os erros mais comuns dos e-mails promocionais são:
1) envio de emails em excesso
2) envio de emails com conteúdos pouco interessantes ou
3) envio de emails somente com o objetivo de vender

Algumas empresas até compram listas de emails na ilusão de aumentar seus lucros, mas o que você não sabe é que as pessoas não só rejeitam estes emails, como também os denunciam como spam!

Motivos pelos quais comprar listas não funciona: (Dica #5)

  • Qualquer mensagem não autorizada é uma interrupção mal vista;
  • O usuário identifica a empresa como Spammer e pode divulgar isso nas redes sociais;
  • Sua mensagem pode ser marcada como Spam, perdendo o contato com o seu remetente e manchando a reputação do servidor, prejudicando a entregabilidade.

Para realizar propaganda por e-mail, recomendamos que todos os emails de destinatários sejam colhidos como opt-in ou soft opt-in, garantindo que os leitores tenham escolhido receber as promoções de sua empresa por e-mail, como recomendado pelo CAPEM (Código de Autorregulamentação para a Prática de Email Marketing).

E lembre-se que oferecer benefícios ou brindes exclusivamente através de emails promocionais (Dica #6) é uma forma de fidelizar os assinantes e  aumentar suas vendas e até mesmo aumentar sua base de contatos, pois as pessoas estão mais propensas a darem informações pessoais se obtiverem um benefício em troca.

E, não esqueça de utilizar ações de call to action (Dica #7) no envio de emails promocionais, estimulando as pessoas a clicarem em links que direcionam para sua loja virtual ou para produtos específicos, para que elas já estejam mais próximas da compra.

 

Na segunda parte desse post, iremos trazer dicas  de “Como chegar até o seu cliente” e mais.

Espero que tenha gostado. Caso tenha alguma sugestão fale comigo através do e-mail marketing@taghos.com.br