Blog

Ataque DDoS: Pesadelo do E-commerce brasileiro

Os ataques DDoS estão sendo mais comuns do que você imagina, a exposição de centenas de contas e acesso as lojas virtuais brasileiras, mostra a fragilidade do requisito segurança e expõe a necessidade de investimentos em segurança digital.

Uma coisa é fato, ninguém está 100% seguro, mas investir em segurança é um dos principais fatores na hora de pensar em adquirir uma loja virtual (ou quando já se tem uma). As informações dos usuários do e-commerce brasileiro nunca foram tão visadas por hackers como agora e aparentemente, os varejistas não estão prestando atenção a isso, mas deveriam…

Os tipos de Ataques DDoS

Os ataques DDoS foram projetados para ter como alvo qualquer parte de uma empresa e seus recursos e consegue:

  • Desativar um computador ou serviço específico ou uma rede inteira.
  • Atingir recursos do sistema como largura de banda, espaço em disco, velocidade do processador ou informações de roteamento.
  • Executar um malware que afeta os processadores e gera erros em microcódigos de computadores.
  • Explorar as vulnerabilidades do sistema operacional para extrair recursos do sistema travar o sistema operacional.

76% das lojas virtuais brasileiras já sofreram por ataques virtuais.

Isso comprova o quanto o E-commerce brasileiro está vulnerável a ataques. As maiores lojas onlines brasileiras não se defendem como deveriam contra os mais comuns tipos de ataques virtuais (principalmente os ataques DDoS, ou ataques que afetam as L4 – L7). Protocolos no rodapé de uma loja virtual garante no mínimo uma credibilidade, e não quer dizer que esteja 100% seguro.

E-commerce brasileiro é frágil no requisito segurança

Sim, nós sabemos que ninguém está 100% seguro, mas de todas as ameaças online a uma empresa, os ataques DDoS é um dos mais assustadores e perigosos atualmente. Para explicar de um jeito beeeem simples, DDos é um ataque que tentará derrubar o site por sobrecarregá-lo com uma quantidade enorme de tráfego a partir de múltiplas fontes. Além disso, ele pode ser usado para danificar a infra-estrutura do servidor, explorar vulnerabilidades em protocolos de aplicativos ou até mesmo agir como uma cortina de fumaça para outras atividades que não estão protegidas como deveriam.

Como evitar esses tipos de ataque.

O risco de sofrer um ataque DDoS é inerente a qualquer tipo de site, principalmente se você não está preparado para se defender. Felizmente, os ataques DDoS não roubam os dados confidenciais, apenas tira o site do ar. Existem segmentos no qual são bem maiores os riscos de sofrer esses ataques. E-commerces, sites governamentais, portais de notícias ou sites polêmicos têm mais riscos de serem atacados.
Para evitar esses tipos de ataques, você deve hospedar seu site em uma CDN que garante receber muitos tráfegos sem seu site cair (e que também o defenda desses ataques, é claro). Só assim você ficará bem mais seguro.

Conclusão

Um ataque DDoS pode afetar o seu lucro. Nossas soluções de segurança podem ajudar a protegê-lo de potenciais perdas de receita e de reputação no presente e no futuro. Ao contrário das soluções de segurança tradicionais. O Singular CDN detecta esses tipos de ataque para evitar ao máximo que seu site caia garantindo maior segurança para você e seus clientes.