Blog

Brasil chega a 1% de tráfego em IPv6

O Brasil atingiu, em março, a marca de 1% de tráfego Internet em IPv6 – a versão 6 do protocolo de Internet, a forma como os equipamentos conectados são endereçados e reconhecidos, revela monitoramento da Cisco com base em dados do Google e do APNIC, o registry da região Ásia Pacífico. O gráfico pode ser conferido aqui.

Segundo o gerente de projetos do NIC.br, Antonio Moreiras, “pode parecer pouco, mas em janeiro de 2015 a percentagem dos internautas no Brasil que utilizavam IPv6 de fato era 10 vezes menor, cerca de 0,1%”.

As redes de telecomunicações comercias já oferecem IPv6 nativo a clientes corporativos. Em meados do ano o mesmo passa a se dar no varejo. A previsão é de que o IPv6 seja majoritário em dois anos. A migração deve chegar a cinco.
Como indica o gerente do projetos do NIC.br, alguns usuários “já estão usando, sem se dar conta disso, o novo protocolo para navegar no Google, Facebook, Yahoo, Netflix, Terra, UOL, Youtube, para compartilhar arquivos via torrents, para alguns games e outros serviços já prontos para o IPv6 há algum tempo”.

Via Convergência Digital