Blog

Mesmo atingindo a marca de 60 milhões de usuários ativos, 56% dos lares ainda não têm internet

Pesquisa divulgada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (CETIC.br), e Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), identificou que 24,2 milhões de domicílios, com renda familiar até dois salários mínimos, ainda não possuem conexão à web. Na zona rural, 85% das casas (7,5 milhões) não têm internet. O motivo principal apontado pelos entrevistados é a ausência oferta de acesso por parte de operadoras nestes locais. A base de domicílios considerada é de 62,8 milhões. O que aponta para um enorme desafio ou mesmo oportunidade para as Operadoras de Telecomunicações.

As diferenças por classe e local de moradia também impactam o uso de computador. A pesquisa aponta que há 30,6 milhões de domicílios (49%) com computador (desktop, notebook, netbook ou tablet). O número é maior que os 46% de 2012. Na classe A, 98% das casa têm computador, na B são 86%, na C, 46%, e nas D e E são 10%. Na comparação entre zona urbana e rural, temos 53% de máquinas nas casas das cidades, e 21% nas do campo.

A pesquisa foi realizada entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014. Foram ouvidas 16.887 pessoas em 350 cidades de todo o país. A metodologia escolhida foi de entrevistas presenciais, domiciliares, com questionário estruturado. O estudo completo pode ser acessado no site do CETIC.

Via Tele Sintese