Blog

Por que seu site precisa ser rápido

Não é segredo que o tempo de carregamento de um site afete seu ranking de pesquisa dos principais sites de buscas da atualidade. O objetivo da CDN é fazer de forma mais eficiente possível, diminuir o tempo de carregamento da página para a velocidade ser considerada. Até o Google já admitiu que a velocidade é um dos pontos cruciais para seu ranckeamento.

CDNs (principalmente a nossa que o busca a melhor performance para os clientes brasileiros =D) desempenham um papel importante na otimização da velocidade da página. O pior de tudo é que muita gente nem sabem o que é CDN, e pensam que “Ah, minha internet está lenta”, e não sabem o quão importante ele é para melhorar a velocidade da página.

Ah, lembrando também que muitas empresas testam seus sites somente em SP e RJ, e esquecem que tem clientes no resto do Brasil todo. É óbvio que seu site vai ser rápido no seu ponto de vista, mas o ponto de vista do cliente que está no interior do Nordeste/Rio Grande do Sul, fica como?

Não é só a velocidade que importa.

CDN não é só velocidade não, tem mil critérios a ser considerados na hora de adquirir uma CDN de qualidade e que atenda a todos os pré-requisitos para garantir melhor experiência digital para seu cliente final. Além de velocidade, tem pontos no qual você deve analisar na hora de adquirir uma CDN, entre elas, os mais importantes são:

  • Tempo de carregamento mais rápido para seu site (isso é especialmente útil para aumentar o desempenho do seu site móvel)
  • A compressão de imagem melhora o desempenho ao reduzir o tamanho das imagens enviadas ao usuário.
  • A otimização de sessão reduz o número de conexões abertas ao seu servidor web
  • Escalando rapidamente quando há tráfego aumentado ou pesado para o seu site.
  • Garantir a estabilidade do seu site, minimizando o risco de picos de tráfego no ponto de origem
  • Melhor desempenho do site e experiência do cliente
  • Melhorar SEO e diminuir taxa de rejeição

CDN e SEO, os dois devem trabalhar juntos…

Os CDNs devem ser vistos como parte da essencial para o ranking de pesquisa, pois é aplicado à velocidade da página e entrega de conteúdo eficiente, mas não é o único que precisa ser feito para aumentar o ranking de pesquisa. Pense em CDN como uma forma de melhorar os fatores de ranking técnico para SEO =)

Por exemplo, o Singular ajuda a garantir que cada versão do seu site em vários servidores e locais seja idêntica, para facilitar no carregamento e ser mais rápido. Os CDNs usam algoritmos de cache e cabeçalhos para ajudar a melhorar o SEO do seu site combatendo problemas duplicados de criação de conteúdo.

Para você ter uma noção, nosso cliente tinha sua taxa de rejeição absurdamente alta e não sabia o quanto o CDN poderia ser útil para diminuir essa taxa, agora a taxa dele diminuiu drasticamente e o tráfego dele só tem aumentado. =D

Além do SEO, a segurança é crucial

Como já mostramos aqui, seu site não pode ficar fora do ar devido a ataques, mas ter a carga do site de vários servidores e em vários locais não só irá melhorar a saúde do seu site, mas também vai melhorar o seu SEO. Lembrando que o risco de ataque no seu site também diminuirá devido aos múltiplos servidores localizados em pontos estratégicos do Brasil (com a nossa CDN, é claro). A existência de vários servidores também ajudará a impedir que seu site fique dividindo o tempo de carregamento entre os vários servidores.

A cereja do bolo

CDN é crucial para aumentar taxa de conversão e melhorar seu posicionamento no Google ou em qualquer buscador na internet. São especialmente úteis para sites que possuem muitos conteúdos e variados tipos de conteúdo ou portais de notícias também. O mais legal de tudo isso, é que os CDNs aumentarão a velocidade de carga do site, o que aumentará o seu ranking de pesquisa também =D.