Blog

Serviços de streaming estão cada vez mais na moda

Via Catraca Livre

Fonte Blog da Lu

Ouvir músicas, assistir a filmes, séries e programas de TV não será mais como antes, afinal os serviços de áudio e de vídeo estão com cada vez mais força entre as pessoas. E cá entre nós é uma revolução da tecnologia que está só no comecinho, não é mesmo?
Eu li que a tecnologia vai definitivamente mudar a indústria da música e do vídeo de novo. Só pra você ter uma ideia, nos Estados Unidos, um estudo da empresa Strategy Analytics, mostrou que os serviços de streaming já representam os maiores lucros da indústria! E tem mais: um crescimento quatro vezes maior do que os downloads. Uauu!!!

Os principais serviços de streaming de áudio disponíveis no Brasil hoje são: Spotify, Rdio e Deezer (música) e Netflix, YouTube e Google Play (vídeo). Mas, a maioria das plataformas cobra uma espécie de assinatura para que você possa escutar quantas músicas quiser online em diferentes dispositivos. Claro que alguns serviços também oferecem versões gratuitas em seus pacotes. Agora, verdade seja dita, a tecnologia de streaming de músicas já responde por 20% das receitas do mercado digital em todo o mundo.

Outra coisa, cada serviço de streaming tem seu próprio modelo de negócio, viu? E normalmente, essas empresas têm parcerias com grandes gravadoras. Se a gente colocar na ponta do lápis, avaliando valores pagos pela execução de cada música, o valor é realmente baixo – em todos os serviços disponíveis no Brasil, menos de um centavo por execução, acredita?

Pois é, mas uma coisa eu tenho certeza, esse serviço vai mudar ainda mais as coisas nas indústrias da música e da televisão, afinal, como eu comentei com você, é uma revolução que está só começando, né?