Blog

Seu usuário é jovem? Entenda o comportamento dele na internet.

Em um cenário em que o jovem é a personificação das mudanças observadas no consumo de mídia, a pesquisa do IBOPE Media revela que 85% deste público é internauta e que destes, 93% navegam nas redes sociais e 66% veem ou baixam vídeos pela internet. Esta plataforma é considerada ainda a principal fonte de entretenimento para 43% deste público, contra 32% do total da população aferida.

Além de multimeios, uma vez que 61% deles estão habituados a usar mais de um meio de comunicação ao mesmo tempo, eles também podem ser considerados multitelas. Atualmente, 17% dos jovens que vivem nas principais capitais e regiões metropolitanas brasileiras têm ao menos um tablet em casa e, entre os que possuem telefone celular, 47% têm smartphone. A simultaneidade e a convergência estão praticamente no DNA: os meios são consumidos pela internet com tal naturalidade, que muitas vezes fazem até os vídeos online se tornam uma nova forma de escrita da web.

A pesquisa apresentada por Juliana Sawaia, diretora de Learning & Insights do IBOPE Media, no youPIX SP Festival 2014, mostra que o consumo de outros meios também é expressivo entre os jovens, sendo que 92% assistem TV e 68% escutam rádio. Além disso, de acordo a executiva do IBOPE Media, a internet deve ser reconhecida hoje como uma plataforma estratégica de interação e engajamento com os outros meios.

Também foram analisados os motivos que levam os mais novos a acessar a web. A busca pela informação (77%) e o entretenimento (67%) estão entre as principais razões do crescimento da presença desse público na internet.

 

Via IBOPE