Blog

Singular CDN x Cloudflare

Há algum tempo o mercado brasileiro apresentava como alternativas de fornecedores de CDN somente a CloudFlare, Akamai e Amazon Web Services (AWS). A proposta de lançamento do Singular CDN no mercado é expandir as opções e trazer uma nova forma de trabalhar.

Por ser um produto concebido com know how de quase 1 década de intensa experiência com ISPs brasileiros pela Taghos, o Singular adota uma postura agressiva para atender as empresas de conteúdo que miram os usuários daqui.

CDN com POP somente em São Paulo e Rio de Janeiro, mas e o resto?

Um dos pontos de extrema importância para qualquer empresa com presença online é adoção de uma CDN para sua aplicação de E-Commerce, Solução de VOD, Sites de notícias, Streaming, etc. Mas o ponto crucial é que o Brasil não se limita a somente o Eixo São Paulo e Rio de Janeiro. A esmagadora maioria das soluções de CDN se preocupa em atender somente esses estados, onde realmente a demanda pelos conteúdos dos sites é muito grande, mas esquece completamente a capilaridade de acesso dos usuários dos brasileiros. Como já mostramos aqui, alguns testes mostram claramente a latência de CDNs que se dizem com “total presença no Brasil” não é bem verdade.

A Cloudflare compensa…no plano gratuito

Levando em consideração o plano gratuito da Cloudflare… ta, compensa sim, mas só quando falamos de um site no Brasil não focado em performance de verdade e em sites quando o cliente nem se importa muito com a latência, as funcionalidades do plano gratuito (que são bem poucas, por sinal) não existem grandes preocupações com SLA ou necessidade por suporte técnico. Mas falando sério agora, quem não quer, e não precisa de um site com uma performance absurdamente rápida nos 4 cantos do Brasil?

Independente do seu segmento, todos querem e buscam a mesma coisa: Velocidade! E se não estiverem satisfeitos com a sua performance, seus clientes vão sair da sua página sem pensar duas vezes.

E o preço?

Um dos maiores problemas da CloudFlare é a questão do preço referente a entrega no Brasil, ter POPs somente em São Paulo e Rio de Janeiro não garante performance que qualquer tipo de cliente procura e precisa. Os valores, quando devidamente tributados, ficam bem fora do contexto, tirando o fato de que o suporte tem um custo um tanto quanto elevado também.

Confira alguns pontos que se devem levar em consideração comparando a CloudFlare com o Singular CDN:

DNS

Ou você altera seu DNS pra ser gerenciado por eles, ou não utiliza os serviços da CloudFlare, chato isso, né? A CloudFlare não dá opção nos planos gratuito e Pro. Só a partir dos planos Business, é que você passa a ter a alternativa de usar seu DNS. E quando se fala no tal plano Business, o Singular já ganha.

Latência

A parte ruim de usar o plano gratuito da Cloudflare, é a questão que seu tráfego é roteado exclusivamente a partir dos EUA, então para seu cliente isso é péssimo, e para você também pois sua latência será sempre maior que qualquer site do Brasil.

Tá, mas se você estiver usando o plano pago deles, ai até que compensa um pouco, mas não compensa daqueeeele jeito que você quer, até por que eles mantém somente um ponto de presença (POP) em São Paulo, e o seu cliente do interior da Bahia, fica como?

Vamos usar o E-commerce brasileiro como exemplo

Todo mundo que acessa a internet tem como prioridade a velocidade. A navegação rápida é um pré-requisito para toda e qualquer operação, principalmente para o e-commerce brasileiro.

Nossos nodos são sempre autônomos, ou seja, todos os nossos serviços e clientes estão em todos os nodos: Tanto em Belém do Pará, quanto em outros pontos do Brasil, todo o lugar tem HTTP/2, TLS 1.3, Streaming ao vivo e VoD, purge por tags, WAF e todos os nossos serviços. Tudo isso com a baixíssima latência.

The Ghost Logo

Uma coisa é fato, nenhuma outra CDN tem mais presença brasileira que nós!

Fora isso, nós fazemos questão de investir na própria tecnologia (e não comprar algo pronto), ou seja: nosso suporte acaba sendo mais rápido, criativo e efetivo do que a maioria. Só testando pra ver…

Conclusão

Planos gratuitos não compensam, o que compensa é ter uma CDN nacional com foco no Brasil e com valores adaptados a nossa realidade. Para adoção de uma CDN, você precisa ter contato direto com o fornecedor dessa CDN, e não contatos por “emails”.

Você precisa ter a garantia de ter uma CDN que cuida do seu sistema para você cuidar do seu negócio. Ter um suporte para atender configurações e/ou funcionalidades novas, 24 horas e 100% em português.

Ter uma CDN com SSL Gratuita, HTTP/2, WAF, Streaming ao Vivo, HLS, RTMP e Proteção DDoS é realmente essencial para qualquer tipo de negócio digital.

A Cloudflare é uma boa opção de CDN para negócios internacionais, já para o mercado brasileiro e com negócios digitais focados no Brasil, a melhor opção será o Singular CDN.