Blog

Taghos Explica – Como funciona cache P2P com o Hyper?

Assista o vídeo e entenda como funciona.

Felipe Damasio, Diretor de Tecnologia da Taghos explica as duas possíveis formas de se fazer cache de conteúdo P2P.

Tem-se a abordagem mais simplista e fácil de ser implementada pelas soluções de cache que é a inserção de um peer na rede, ou seja, um cliente torrent é instalado na máquina do provedor. Nesse caso, ele fica vulnerável pois existem ramificações legais, deve-se à grande popularização desse tipo de aplicação, à constante preocupação com segurança da informação.

Já o Hyper, se utiliza e uma abordagem mais complexa do monitoramento passivo da rede torrent através de um “Sniffer” e, conforme o fluxo de dados trafega na rede, o sniffer captura cada pacote e eventualmente decodifica e analisa o seu conteúdo de acordo com o protocolo definido em um RFC ou uma outra especificação.

As vantagens dessa abordagem são:

-Um cache totalmente transparente e acessíveis para qualquer dado torrent;

-Não traz aumento de delay (atraso) na rede do provedor

-Atua de forma “plug and play” não sendo necessárias configurações específicas na rede do cliente, facilitando a expansão segura dos computadores e eliminando a configuração manual.

Mas afinal, o que é esse tal de P2P?

Cache P2P com o Hyper

Cache P2P com o Hyper

Peer-to-peer (P2P) significa “De igual para igual.” 

E, de fato, na internet, todos os computadores são iguais. Todos eles podem enviar e receber dados.

É a partir daí que surgiu a seguinte ideia: 
Uma vez que cada usuário também pode enviar dados, ele poderá fornecer a outros usuários os pedaços do arquivo que ele já tem. Isto aliviaria o servidor. 
É a partir deste princípio que é baseado o Peer-to-Peer (P2P). Via Kioskea

Então, a tecnologia P2P (Peer-to-Peer) é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central. Seu principal objetivo é a transmissão de arquivos pesados como músicas, vídeos, softwares, jogos.